quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Como organizar a cerimônia de casamento


A Jéssica, uma das noivinhas leitoras do blog me enviou um pedido pedindo dicas para a realização/organização da cerimônia de casamento. Confesso que foi a parte mais chata e feita em cima da hora no meu casamento. Simplesmente fui deixando e, quando vi, já estava no dia! Então pedi para minha tia, que tem experiência em ajudar nisso, e ela me deu uma ajuda ótima! Bom, vamos aos passos básicos da organização de uma cerimônia. Lembrando que são BÁSICOS, caso você queira alterar algo, ou fazer um momento especial, fica a seu critério, mas sempre é bom seguir uma certa linha pra não cometer gafes.


  • Entrada na igreja - Os pais dos noivos recepcionarem os convidados tem se mostrado um costume bastante delicado, cortês e elegante. Se houverem profissionais (cerimonialistas) contratados, estes podem ajudar na recepção os convidados à porta da igreja. O noivo também tem tido seu momento de "mistério", chegando apenas na hora da cerimônia. 
  • Atraso da noiva - Antigamente a noiva atrasar bastante era esperado por todos. Hoje em dia, o atraso excessivo não passa de uma grande gafe, e falta de consideração para com os convidados. O ideal é que o atraso não passe de 15 minutos. Muitas igrejas vêm cobrando multas caso a noiva atrase muito. Vale o cuidado.
  • Chegada da noiva - Outro ponto da cerimônia que vem sendo adaptado para tornar tudo mais tranquilo e elegante, é que o cortejo se inicie após a chegada do carro com a noiva. Estaciona-se o carro a uma certa distância, então o pai da noiva (ou correspondente) avisa aos padrinhos que já podem iniciar a cerimônia. Poupa tempo e ninguém precisa ficar parado à frente por muito tempo.
  • Cortejo dos noivos - O cortejo deve seguir a seguinte ordem: 
  • -> 1º - casal de padrinhos da noiva; 2º - casal de padrinhos do noivo, e assim sucessivamente, tendo cuidado com a alternância;
    -> As mulheres entram pelo lado esquerdo dos homens, para diferenciarem-se da noiva, e os casais deverão estar apenas de mãos dadas.  Se faz isso para evitar que os vestidos das madrinhas sejam escondidos pelo corpo dos padrinhos, e também para evitar que sua postura fique torta.
    -> A ordem da entrada dos padrinhos deve ser por ordem de importância, assim: avós, irmãos, tios, primos e, por fim, amigos. Não quer dizer que devam convidar as pessoas para apadrinhas o casamento nessa ordem, mas seguir essa lógica na entrada da igreja. É interessante que os padrinhos fiquem nos primeiros bancos da igreja, para evitar que o altar fique cheio. No altar ficam então apenas os pais dos noivos, damas e pajens.
    -> A mãe da noiva e o pai do noivo ficam ao lado esquerdo do altar, de mãos dadas. O noivo e sua mãe ficam ao lado direito do altar, também de mãos dadas.
    -> Damas e pajens entram antes da noiva. Deve-se dar um bom espaço entre a dama e a noiva, para não ofuscar sua entrada. Se houver pajem, ele é quem deverá levar as alianças. A dama fica ao lado esquerdo do altar, e o pajem do lado direito.
    -> A noiva entra pelo lado direto, e o pai da noiva pelo esquerdo. A noiva também sai pelo lado direito. 

  • Cortejo de saída - saem noivos, damas e pajens, pais da noiva, pais do noivo e padrinhos. 
  • Recepção - Ao chegar à recepção é interessante que os noivos fotografem com os pais, padrinhos, damas e pajens, evitando estarem descompostos. 
  • Na entrada do salão - A entrada especial é reservada apenas para pais e noivos, os padrinhos não têm destaque neste momento. Uma música na entrada dos pais, e outra na entrada dos noivos. Os pais se posicionam em frente à mesa dos noivos (que é a mesma onde irão ficar), e os noivos atrás do bolo. Cortam o bolo, que é o momento de início da festa.  Brindam e fazem seus agradecimento e segue a recepção.
  • A valsa - A valsa acontece após o jantar, enquanto o bolo é servido. Primeiro os noivos dançam, depois com os pais e então com pais e padrinhos. A valsa dá abertura ao baile. 
  • Cumprimentos - Logo após a valsa os noivos partem para os cumprimentos, pois assim podem gastar o tempo necessário sem atrapalhar que os convidados participem da festa.
  • O bouquet - O momento em que a noiva joga o bouquet é o encerramento da festa.
  • As lembrancinhas - Pode-se deixá-las em uma mesa separada, onde cada um pegará a sua, nas mesas, ou ser entregues pelos cerimonialistas junto com o bolo.

Bom, o básico do cerimonial está aí, espero que ajude. 

Beijão!

2 comentários:

  1. Nossa Tudo que eu Precisava! Muito Muito Obrigada mesmo! Vou imprimir e começar a pensar em tudo, pois um ano para uma noiva passa em dias. rsrsrs. Muito Obrigada Amor!

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