domingo, 20 de setembro de 2009

Os bem-casados - Testando! - Receita 01

Olá pessoal!

Como boa noivinha que sou, obviamente chegou a época dos testes. Nessas férias, meu noivo e eu testamos duas receitas de bem-casados. Eu só não postei ainda pelo fato de meus dias estarem muuuito ocupados. Sem tempo pra quase nada, mas enfim.

Primeiramente, testamos a receitinha que eu já havia publicado AQUI, num vídeo da Globo. Para facilitar a vida de vocês, transcrevo a receita abaixo:

Bem-casados

Para o biscoito

- 2 ovos inteiros com as gemas peneiradas
- 2 gemas peneiradas
- 100g de açúcar refinado
- 100g de farinha de trigo
- 40g de amido de milho
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Para o recheio

- 400g de doce de leite pasteurizado
- 400g de açúcar de confeiteiro
- 150ml de água filtrada
- 1 colher de café de ácido cítrico
ou
- 1 colher de café de limão

Modo de Fazer

Bater as gemas, o açúcar, e a essência de baunilha, e bater em velocidade máxima por aproximadamente 15 minutos, até a massa crescer e ficar consistente. Então, peneirar a farinha de trigo e o amido de milho e incorporar levemente, à mão.

Utilizando um saco de confeitar com bico liso de diâmetro maior, faça os císculos de massa em uma forma forrada com papel manteiga. Faça pequenas bolinhas com diâmetro aproximado de 3cm, dando espaçamento para que elas possam crescer.Então asse em forno médio por cerca de 20 minutos ou até elas dourarem levemente.

Retire do forno, espere esfriar e case com o doce de leite. Use uma farta camada de doce de leite.

Para finalizar a receita, dê o acabamento, que pode ser feito de duas formas:

1- Peneirando açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos.
2- Preparando uma calda com o açúcar, a água filtrada
e o ácido cítrico. Misture e, logo que abrir fervura,
desligue. Banhe estes nela.

Rendimento - a receita rende, em média, 40 biscoitos que, casados, dão um total de 20 bem-casados.


Ok, pessoal, aí vai a foto dos bem-casados que meu noivo e eu preparamos. Vejam bem, não ficaram assim liiindos de morrer, foi a primeira vez e improvisamos um bico de confeitar com papel manteiga. Mas com um bico de confeitar bacana, ficarão lindos. Vamos lá:

Hahaha, podem rir, não ficaram todos iguais, mas ficarão! Bom, o que eu posso dizer? Fiz alguns testes. E dou algumas dicas a respeito, portanto:
  • Siga a dica de esperar esfriar antes de desgrudar do papel manteiga. Mas NÃO ESPERE DEMAIS. Uns poucos minutinhos são suficientes, ou o papel grudará.
  • Antes de fazer as receitas, compre e use em casa alguns doces de leite, e escolha o melhor. Faz TODA a diferença. Recomendo o MU-MU e, não sei se esse tem em todo o Brasil, Dobon. Muito gostosos, cremosos, mas não em excesso!
  • Vale a pena CARAMELIZAR. Fica muito mais gostoso e dá menos "sujeirinha" na hora de embalar.
  • Não ponha doce de leite demais, e utiliza um tipo que seja mais forme ou, na hora de embalar, vira uma melequeira.
  • Se decidir polvilhar com açúcar, como fiz nesses da foto, use açúcar impalpável (ou de confeiteiro). Caso não tenha em sua cidade, logo mais coloco a receita para vocês, é moleza e fica com a aparência muito melhor.
Também testamos a durabilidade do doce. Primeiramente, ao fazê-los, num primeiro momento eles ficam bem firmes, durinhos, tipo "biscoito" mesmo. Então, com o tempo, o doce de leite vai fazendo os doces amaciarem, ficam deliciosos! De um dia pro outro, ficam melhores ainda! Testamos quanto tempo duram após prontos. Fora da geladeira testamos por cerda de uma semana e não estragaram. Claro, o tempo estava frio aqui no Sul, portanto recomendo cautela nesse caso. Ma dá para fazer uns dias antes. E a cada dia que passa, parece ficar mais gostoso, e não endureceram.

Agora vamos o que nos interessa: o orçamento da receita.
  • Utilizando 2 ovos inteiros + 2 gemas, você vai "inutilizar" 4 ovos. Gasto - R$0,85
  • 100g de açúcar refinado. Gasto - R$0,24.
  • 100g de farinha de trigo. Gasto - R$0,20.
  • 40g de amido de milho - Gasto - R$0,16.
  • 1 col de chá de essência de baunilha - Gasto - R$0,05.
  • 400g de doce de leite pasteurizado - Gasto - R$3,50.
  • Rolo de papel manteiga para forrar a fôrma. Gasto - R$2,44.
Custo total da receita - R$7,44.
Custo de cada bem-casado - R$0,38 aproximadamente.


Agora vamos falar de custos com embalagem. Você pode comprar plástico filme e papel crepom e fazê-la. Encontrei em uma lojinha que vende produtos para festas, um Kit bem bacana da Maxiformas que vem com 40 quadradinhos de papel crepom na cor que você quiser, e 40 quadradinhos de plástico higiênico para envolver os bem-casados. Vejam como é:

O Kit usta R$4,20, ou seja, dá para embalar duas receitas com ele. O custo por bem-casado é de R$0,11. Eu vou colocar uma fita mimosa para enfeitar. A fita mimosa sai por aproximadamente R$3,30 a peça com 10 metros. Digo aproximadamente, pois varia bastante de cidade para cidade e até entre estabelecimentos. Para cada bem-casado recomendo a utilização de 40cm de fita. Mas é sempre bom testar antes, fazendo o primeiro bem-casado e tirar a medida por ele, pois depende do tamanho do doce. Dessa forma, contamos mais R$0,14 de gasto com a fita. Portanto:

CUSTO DA PREPARAÇÃO DO BEM-CASADO - R$0,38.
CUSTO COM ORNAMENTAÇÃO DO BEM-CASADO - R$0,25.
CUSTO DE CADA BEM-CASADO - R$0,63.

Eu acho MUITO em conta esse preço já que, pronto, você não pagará menos de R$1,20 (isso pensando em uma doceira BEM BARATEIRA) por unidade do doce pronto.

Infelizmente, não tirei fotos dos bem-casados prontos, pois acabou a bateria da câmera digital logo e, como a câmera não era nossa (esqueci a minha aqui em Palmeira), acabamos ficando sem fotos. Mas logo que eu os fizer para a festa, mostro para vocês!

Beijos gente!

FUIZ...

13 comentários:

  1. Acho que você esqueceu de contabilizar o gás para assar os bem-casados.

    Quer dizer, nem sei se dá pra contabilizar isso =D

    Sem contar que quando você for fazer "pra valer" vai fazer fornadas maiores, e vai acabar "economizando" gás.

    Bom, eu achei ótimo! Estava super receosa com a receita de pão de ló pra bem casado. Mas esse de bolachinho é fenomenal!


    Eu não entendi direito uma coisa. vc precisou usar bico de confeiteiro, quer dizer que a massa fica bem molinha. Achei que ficasse mais durinha, boa de abrir com o pão de macarrão, e cortar com um cortador. Aí o problema de ficar todos iguais não existiria.

    se bem que, vc poderia usar um cortador para fazer a pitanga dentro, e ter uma nocao do tamanho....

    eheheh

    Lá vai eu dar pitaco =D

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi noivinha!!! Adorei as dicas do bem casado!
    Vou testar com minha sogrinha!

    Beijos
    (estou seguindo-te)

    ResponderExcluir
  3. Menina
    Estou amando estas suas dicas.
    To pensando em me casar novamente!
    So casei no civil e foi tao sem graca!
    So preciso convencer meu maridinho!
    Bjaooo

    ResponderExcluir
  4. Amei esses bem casados!Tava uma dilicia!
    Vê se visita mais o meu blog!
    Tenho botado coisas super legais!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua receita, como eu ainda não tive tempo de testar nenhuma já estava entrando em colápso...mas acho que vou usar essa mesma. També vi sua idéa do convites e vou ecnomizar cerca de 250 reais fazendo eu mesma. Vc tem me ajudado muito. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. moro no interior da Bahia,faço doces mais não conhecia o verdadeiro bem casados, o quê faço é brigadeiro com beijinho, banhado no chocolate, o qual chamo de bem casados mais vou testar sua receita abraços.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog! Q show de explicações! Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Noivinha. Cadê a receita 2

    ResponderExcluir
  9. Amei essa sua receita! Com certeza testarei e ver o gosto! Bacana! Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Caso minha filha,e não saberia o que dar como lembrancinha para os meus amigos convidados... Adorei a idéia e sugestões para fazer os bem casados...E prometo fazer sua receita,se der certo prometo dizer para vc,depois que minha filha estiver casada...valeu e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  11. se o bem casado e quadrado como assim?ele esta sendo assado redondo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. *ola danny
    adorei a receita de bem casado vou casar agora
    mes q vem e nao sabia de nenhuma receita agora ja sei deve ficar uma delicia e da pra economizar vastante

    valeu
    bjoO felicidades

    ResponderExcluir

Que bom contar com seu carinho! Se tiver alguma idéia, sugestão, dúvida ou queira sugerir alguma pauta, entre em contato pelo e-mail: denny_dahmer@hotmail.com Beijos!