sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Casamento no civil

Calma, o post com os convites já vem! Hehehehe.. Esqueci de levar minha digital nas férias, e perdi de tirar muitas fotos de tudo, então nesse final de semana fotografarei e agora sim, postarei, rs...

Hoje vou falar do casamento no civil, pois fui ao Cartório de Registro Civil da minha cidade a fim de ver sobre a papelaiada. O processo é bem simples, mas é necessário ter cuidado com os prazos. Vamos lá.

Você vai precisar de:
  • Certidão de nascimento atualizada dos noivos. Vejam bem, essa certidão tem um prazo de validade, que é de 60 dias. Ou seja, deixe para pedi-la uns dias antes de entrar com o pedido de casamento. Se pedir, e passarem os 60 dias, você terá de refazer o pedido.
  • 2 testemunhas, munidas do RG. Essas pessoas não podem ter nenhum grau de parentesco e, obviamente, devem ser maiores de idade.
  • Data de nascimento dos pais.
O prazo máximo de antecedência para dar entrada com o pedido de casamento no civil é de 87 dias (não entendi o porque de um número não arredondado, mas vou fornecer as informações, tais como recebi) e o mínimo é de 30 dias antes da data.

Há duas taxas, de acordo com o tipo de comunhão de bens escolhida, que são:
  • Comunhão parcial de bens - R$134,00
  • Comunhão universal de bens - R$174,00

Eu juro que pensei que seriam necessários mais papéis, mas pelo visto será bem tranquilo. Você também pode optar pela cerimônia civil e religiosa em dias separados, ou pelo casamento civil com efeito religioso, sobre o qual vocês terão mais informações AQUI. No meu caso será o civil e depois o religioso, por conta da burocracia que pode parecer pequena, mas eu sinceramente estou a fim de me poupar do serviço.

No nosso caso há um BIG problema: o meu noivo estará no seu semestre final no Rio de Janeiro, na época em que teremos que dar entrada nos papéis para o casamento. Perguntamos se haveria a possibilidade de se encaminhar a papelaiada com alguém o representando através de uma procuração, mas o pedido foi negado, portanto, segundo o cartório daqui, não há essa possibilidade. Isso é uma droga. Porque?

  1. Com as passagens de ida e volta dele do Rio para Santo Angelo, onde pedirá a certidão de nascimento atualizada e de lá pra cá, e as respectivas voltas e alimentação, nosso gasto não baixará de R$600,00.
  2. A viajem leva em torno de 30 horas, ou seja, 60 horas de ida e volta, num curto espaço de tempo, para que ele não perca as aulas finais, que são as mais importantes. E isso falando de ônibus, pois não há vôos para cá e as cidades ficam distantes da capital para tentar vôo até lá e de lá para cá, acabaria dando quase a mesma "carga horária" de viajem. Sem contar no custo duplicado.
Pois é meu povo, a coisa se complicou para nós e, por fim, a igreja não realiza a cerimônia sem antes ter o casamento civil feito.

Enfim, planeje-se bem, para não serem atropelados pelas notícias de última hora.

Beijos!

2 comentários:

  1. Não tem como vocês casarem no civil lá na cidade dele? Daí a carga horária fica com você, pelo menos não vai estragar o final do semestre dele.

    E mais, verifique se lá no cartório da cidade dele não tem como fazer essas coisas com procuração. Não se esqueça que esse povo "atendente" não manja muito do próprio trabalh. Quem sabe perguntando pra outro cartório eheheh.

    Ah! Mais uma coisa. Estou aqui aguardando essa do convite, porque estou muito interessada em fazer meu próprio convite e preciso ver se pra você vai realmente sair mais barato.

    Ah! Também quero saber o que você vai fazer nas latinhas, se vai pensar em adesivo. Porque isso muito me interessa =D Já comprou no mercado livre? Já viu que tem umas prontas (lata+adesivo+saquinho de tecido+tag+recheio) por 2,5 no elo7?

    E os bem-casados!? Resolveu que vai fazer mesmo? Encarou essa luta!?

    Ah! Sobre sonhos. Acho que nenhum sonho é mais medonho do que aquele em que não se consegue pegar o ônibus. Você pelo menos conseguiu chegar no seu casametno HUAHUAHAAHA

    Agora, a melhor parte foi o noivo não ficar pro casamento eheheheh

    Beiojs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denny. Pego sempre muitas dicas no seu site, inclusive, fiz meus convites e as lembrancinhas do meu casamento. Mas os preços na sua cidade são beeeem mais em conta que em Belo Horizonte, só para você ter uma noção, o casamento no cartório com comunhão parcial de bens sai a 212 reais e na cidade do meu noivo sai a 240! Estou impressionada como seu casamento saiu barato, acho que só a cerimônia do meu está saindo nisso! rs.. parabéns, seu blog é ótimo, adoro te visitar!

    ResponderExcluir

Que bom contar com seu carinho! Se tiver alguma idéia, sugestão, dúvida ou queira sugerir alguma pauta, entre em contato pelo e-mail: denny_dahmer@hotmail.com Beijos!