sábado, 11 de julho de 2009

Receita de Pasta Americana


Pois então, que tal, para testar seus conhecimentozinhos "culinarísticos", você fazer AQUELE bolo lindo, decorado, parecendo um mármore? Tipo assim, aquele ali em cima? Não se acha capaz? Pois deixe de bobagem meu bem! Se você tem paciência, vontade e sabe fazer coisinhas com massinha de modelar, consegue sim! Tudo nessa vida são macetes.

O que deixa o bolo com carinha de mármore, é a PASTA AMERICANA. Ela é hiper fácil de fazer. Achei um vídeo no YouTube que ensina direitinho a fazer a pasta americana. Vou pô-lo e depois algumas diquinhas sobre essa maravilha culinária!


O vídeo em si ensina a fazer panetone decorado, mas começa com a receita da pasta americana. Quem fez o tutorial é a "boleira" Otavia Sommavilla, que faz bolos que são um loooosho! Mas agora, depois do vídeo você vai me fazer a mesma pergunta que euzinha fiz: tá, mas e esse tal açúcar impalpável, onde encontro? Procure em lojas de material para doçaria e confeitaria. Se não achar não tema, não há problema! Eu catei, catei (ok, nem catei tanto assim) e encontrei a receita do açúcar impalpável. Na verdade, esse açúcar é uma mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho. A receita rapidão e mole, mole:

Açúcar Impalpável

Ingredientes:

- 500g de açúcar de confeiteiro
- 3 col (sopa) de amido de milho

Comofas?

Misture tudo em uma vasilha e vá batendo aos poucos no liquidificador, pra ficar beeem fininho. Pronto.


Fácil demais, não é? Ok, mas se mesmo assim você achou complicado de fazer, uma dica: compre a pasta pronta. Eu encontrei em Sto Angelo (o flyer da loja caiu nas minhas mãos, num abeeençoado domingo, hehe) uma loja que vende e deve ter na sua cidade também. Paguei R$9,00 por 500g de pasta americana. Dá para cobrir um bolo com essa quantidade. Ou não. Vou descobrir hoje, rs, rs... Mas acho que dá, porque ela deve ser esticada até ficar bem fina, e como bolo-teste eu não vou fazer uma Torre de babel, não é mesmo?

Agora, a receita da pasta Americana, para anotar!

Pasta Americana

Ingredientes:

250 ml de água
5 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor
5 colheres de sopa de glucose
7 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
2 a 3 quilos de açúcar impalpável

Comofas?

Polvilhe a gelatina sobre um recipiente refratário com a água e espere hidratar. Leve ao banho-maria, até que se dissolva e fique transparente. Junte a gordura e a glucose, e mexa, ainda em banho-maria. Cuidado para a mistura não aquecer demais.
Retire do fogo, espere amornar, e despeje sobre aproximadamente 1 quilo de açúcar impalpável peneirado em uma tigela. Mexa bem, e aos poucos junte o açúcar até obter o ponto desejado. Quando estiver mais firme, passe para uma superfície e sove até ficar bastante elástica.


A pasta pode ser modelada da maneira que você quiser, em flores, como fita, laço, folhas, tudo, tudo, pode fazer até os noivinhos do bolo com ela! Para colorir a melhor dica é usar corante em gel, que você deve encontrar na mesma lojinha onde encontrou o açúcar impalpável ou a pasta americana. Custa uns R$2,00 cada potinho e rende bastante.

Vou fazer hoje à noite um bolo simples, sem frique-frique, pra você ver e fazer em casa também. Vou usar coisas que tenho aqui em casa mesmo, se faltar algo vou improvisar e dê o que der. A batedeira vai ser a comunzinha de sempre, então vamos ver. Vou comprar os ingredientes para tudo e fotografar tudinho para vocês verem. E, como não poderia deixar de ser, vou anotar todos os gastos e ver quanto vai sair esse bolinho. Também vou pesá-lo para fazermos o custo por Kg de bolo pronto. Ainda vou decidir o recheio, mas será algo bacana. Veremos, veremos.

Logo vou postar um vídeo bacanão que encontrei, da Otavia, ensinando a montar os andares do bolo, perfeito, não? Por hoje eu vou ficar sem os andares, se o bolo sair, os andares serão o de menos, rs..


Até jajá com novidades!


Beijos gente.


FUIZ...

Ah, o endereço do blog da Otavia, passem lá e confiram o trabalho dela! Clicando AQUI.

29 comentários:

  1. Muito interessante, mas vc colocou na receita do açucar de confeiteiro
    500 g de açucar de confeiteiro...
    não seria açucar refinado, ou cristal ou algo do tipo?

    Beeeijo

    ResponderExcluir
  2. boa tarde..eu tenho uma duvida e não sei se alguem me consegue esclarecer..em que tipo de lojasé que eu posso encontrar a glucose e a gordura vegetal hidrogenada?o açucar é em pó?

    obrigado

    ResponderExcluir
  3. vc e otima
    sou de sorocaba vi a receita da pasta americana
    amei a dica
    beijos Sonia 21/08/2009

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Adorei a ideia do panetone!!!
    Que tal usar essa ideia pra uma carlola?
    Sucessos!

    ResponderExcluir
  5. oiii!! adoro suas idéias, mais mim responde umaa coisa, essa quantidade de pasta americana da pra cobrir quantos bolos? bjo!!FiK com Deus

    ResponderExcluir
  6. olha muito interessante sua receita estou louca pra fezr..so tem um problema nao estou conseguindo encontrar a glucose e a gordura hidrogenada tem como substituir esses dois por outra coisa...hoje bati todos os hipermercados e nao encontro...me ajuda vai...

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Otavia! primeiramente qro dizer q amo suas receitas, e gostaria d saber qual a quantidade de pasta americana para 4 tabuleiros? Bjinhos e q Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas,vou fazer.
    O batizado da minha filha està pròximo,eu vou fazer um lindo bolo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. nossa... parece ser muito fácil estou anciosa para por essa receita em prática

    ResponderExcluir
  10. Otavia quero saber essa o graçúcar não é o mesmo que a impalpavél não né?
    pra eu confeitar um bolo de dois tabuleiro do numero 35 qual a quantidade de pasta?
    bj

    ResponderExcluir
  11. Qual a diferença do graçúcar pro impalpavél?
    A pasta fica melhor com o impalpavel ou não.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. O que se usa para fixar a pasta americana no bolo?

    ResponderExcluir
  13. aprendi uma pasta de chocolate que é uma delicia.
    receita:Pique e derreta 250gr de chocolate branco; à parte misture 2 claras,150gr de glucose até virar um creme.Acrescente o chocolate derretido e bata.Vá acrescentando aos poucos 700grs de açucar impalpavél peneirada.Trabalhe a massa e deixe descansar pelo menos 30 min.Experimentem, vocês irão gostar

    ResponderExcluir
  14. anonima diz aonde eu arrumo açucar de confeiteiro e xarope de glucose

    ResponderExcluir
  15. obrigada !!!!!!!!!!!!!!eu trabalho com bolos decorados e antes sempre comprava a pasta americana pronta;q da o maior trabalho alem de ser cara....agora eu mesmo preparo e o custo diminuiu muito!!!!! valeu pela dica,,;,;,;,;,;

    ResponderExcluir
  16. eu quero trabalhar com pasta americana,posso usar o açucar de confeiteiro ou só dá certo se for o impalpável? Ah o que é gordura hidrogenada? monicacello2@hotmail.com. parabéns pelo lindo trabalho, que Deus continuie a te abençoar.Sou Mônica Ibernon, moro em Cruzeiro do Sul no Estado do Acre.

    ResponderExcluir
  17. Ivy
    Gostaria de saber se posso substituir o gelatina em pó, pela gelatina em folha pra pasta americana e se é feito do mesmo modo? obrigado

    ResponderExcluir
  18. marcia regina campos27 de fevereiro de 2010 20:41

    vou fazer o aniversário de 2 aninhos da minha princesa c/ todas as suas dicas,pasta americana etc...Estou torcendo q dê tudo certo.Colocarei fotos depois p/ vc ver o sucesso de suas dicas,muito obrigada vc é abençoada!!!!

    ResponderExcluir
  19. eu tenho visto seus comentários, adorei: estou tentado fazer a pasta america,mas o maior problema é que ela gruda no máarmore,fica se quebrando e p/mim tem sido um suplicio.eu gostaria de saber como devo fazer prá que ela não fique grudando na pedra.fesde já obrigada e boa sorte..................

    ResponderExcluir
  20. Oi,Denny! Legal a sua idéia do blog. Copiei a receita da pasta americana e vi o vídeo. Muito legal, mesmo. Vou tentar a receita. Obrigada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da receita de pasta americana vou faze-la quero aprender tanbem fazer bolo de andar manda uma receita nova bjs

    ResponderExcluir
  22. adorei foi muito pratico para mim por que eu casei faz pouco tempo e meu marido adora doces eu adoro aprender coisas diferentes. muito obrigado e continui assim .deus te abençõe

    ResponderExcluir
  23. posso faser a pasta americana com a gelatina em folha

    ResponderExcluir
  24. a glucose precisa ser marca conhecida

    ResponderExcluir
  25. regiane santa inês ba o corante pode ser anilina liquida



    13 de julho 2010

    ResponderExcluir
  26. adorei as dicas,estava doida para aprender a fazer pasta americana,so uma coisa existe quantos tipos de pasta americana?? tive uma festa de quinze anos so q a pasta era muito ruin um gosto meio amargo... ouvir falar q tem dois tipos marmore e chantily,é verdade???? bia de BH. bjus

    ResponderExcluir
  27. Dica para abrir a pasta sem que ela fique grudando na superfície e estrague toda antes de cobrir o bolo: Abrir sobre plástico 0,40 , vendido em casas específicas de materiais plásticos e em algumas lojas de tecidos.
    Não gruda nadinha!

    ResponderExcluir
  28. Adorei a receita vou tentar fazer...

    ResponderExcluir
  29. Nossa amei as dicas e a receita da pasta americana vou tentar fazer bjo Milena de BH.

    ResponderExcluir

Que bom contar com seu carinho! Se tiver alguma idéia, sugestão, dúvida ou queira sugerir alguma pauta, entre em contato pelo e-mail: denny_dahmer@hotmail.com Beijos!