domingo, 19 de abril de 2009

Convites de Casamento - Faça você mesma - Parte 03 - Sobrescritando os convites

Então, você já se decidiu a respeito do modelo, e agora precisa sobrescritá-los antes de entregá-los. Nessa hora surgem muitas dúvidas. Eu confesso que tinha todas as dúvidas do mundo. Minha lista de convidados, como já falei, será bem enxuta. Há casos em que quero convidar uma amiga, mas não seus pais ou irmãos. Em outros casos quero convidar apenas o casal, sem os filhos. Como fazer isso? Encontrei essa informação no site Noivas Online, e fiquei mais aliviada. Vamos ver como fazer essa sobrescrição com cuidado.

  1. Sr. Fulano de Tal e Família - significa que se o casal tiver filhos, sobrinhos e avós morando na mesma casa, estes também estarão convidados.
  2. Sr. e Sra Fulano de Tal e Fulaninho de Tal - nesse caso, você deseja convidar apenas o casal e filho (ou filhos), por não ter intimidade com as demais pessoas que moram na mesma casa.
  3. Sr. e Sra. Fulano de Tal ou Sr. Fulano de Tal e Sra. ou ainda Fulano e Fulana (no caso de amigos íntimos ou casais jovens) - neste caso, o convite se aplica apenas ao casal, não aos filhos ou demais familiares.
  4. Sr. Fulano de Tal ou Sra. Fulana de Tal ou ainda Fulano ou Fulana (mais informal) - neste caso a pessoa sobrescritada é a única convidada da família.
  5. No caso de pessoas que moram juntas e não são oficialmente casadas ,ou que não possuem o mesmo sobrenome, ou ainda casais noivos, escreva os dois nomes completos no envelope: Sr. Fulano de Tal e Sra. Fulana da Silva.
  6. Sra. Fulana de Tal e Família - este caso cabe à mulheres divorciadas que moram com os filhos, e convida todos os que moram na mesma casa, inclusive pais, se for o caso.
  7. Sra. Fulana de Tal e Fulaninha de Tal - neste caso você estará convidando a senhora divorciada e o filho ou filha somente.
Regrinhas de etiqueta a serem aplicadas nos convites:

  • Não é nada delicado enviar apenas um convite a um casal e colocar um "extensivo aos filhos casados". Envie um convite separadamente para estes filhos casados.
  • Se você tem uma amiga casada e não conhece ou não tem contato com seu esposo, pergunte a ela o nome deste, e sobrescrite o convite como acima citado. "Sra. Fulana de Tal e esposo" não é nada indicado, e fica feio.
  • Se você tem amigos que se separaram recentemente, envie convites separadamente para cada um e avise ambos sobre o convite do outro, para prepará-los para o reencontro ou para que um deles opte, se for o caso, em não ir à festa.


Então, espero que isso tenha ajudado vocês. No meu caso, ajudou muito, pois eu tinha muitas dúvidas. Fiquem de olho que logo passo com mais dicas. Estou cheeia de novidades, só me falta o tempo, para postar, rs....

Ah, deixa eu contar. Ao ir confirmar a equipe de Foto e Filmagem (lembre-se de fazer isso com antecedência, aqui é uma cidade pequena e a concorrência está grande, se você moram em cidade maior, corra!) eles me mostraram algumas fotos e DVD's que já haviam produzido para que eu pudesse ver o trabalho deles. Eu sempre tive o sonho de casar durante o dia e ao ar livre, mas não via como fazer isso na minha cidade, e já havia me conformado com a igreja. A recepção eu já havia escolhido fazer em um restaurante localizado no parque de exposições da cidade. Então, nestas fotos, vi que recentemente haviam feito um casamento ao ar livre neste mesmo lugar, bem em frente ao restaurante. Vi as fotos, já que foi esta mesma equipe que fez este casamento. Ficou lindo! Foi à noite, lindo demais. E ali eu já decidi que iria fazer ao ar livre, rs... Vendo ainda as fotos, me maravilhei com as fotos feitas da decoração à tardinha. A luz era perfeita, e tudo ficou um milhão de vezes mais bonito. E decidi outra coisa: vou casar à tardinha (cedo o suficiente para a cerimônia terminar ao pôr-do-sol), neste mesmo lugar. A recepção continuará no local decidido e após haverá o jantar. Não vai ser igual a esse casamento pelo fato de ser durante o dia. E vai ser mais lindo ainda, rs... Na verdaaaade meu sonho (e do excelentíssimo) era fazer pela manhã. Mas há muita gente que vem de outra cidade, aí é sacanagem, ficaria difícil de eles se arrumarem e tudo né.

Mas e aí você pode estar se perguntando (e eu me perguntei igualmente): e se chover? Bom, o que vou fazer é o seguinte: em primeiro lugar, deixo a igreja reservada igualmente; então, fico de olho na previsão do tempo na semana que antecede o casamento. No final das contas, se no dia chover, faço a cerimônia na igreja, sem problemas. Basta deixar a equipe de decoração de sobreaviso.

E o vestido de noiva, para o dia? Simples, ele vai ficar num meio termo entre um casamento de dia e um à noite, já que a recepção iniciará à noite. Pode ser um modelo noturno, mas com menos brilho e tal. Legal.

Era isso gente, beijos!


FUIZ...

8 comentários:

  1. Denny, adorei seu blog, site, que seja! =)
    Tenho 17 anos, sou LOUCA por casamentos, sonho com o meu! Hihihi...
    Entao muito boa sorte com tudo
    Lembre-se que se não for divertido pra VOCE tambem, vai ter dado errado, entao nao perca a cabeça que nem o pessoal do Noivas Neuróticas da Discovery Home&Health não, hein?
    Beijiinhos
    Vou adorar acompanhar seus preparativos.

    ResponderExcluir
  2. Moça eu postei uma comentario em um arquivo do seu sobre os convites, eu falei que vou fazer o meu pq tenho nocao de photoshop, e vou mandar revelar vai sair apenas 0,35 centavos mais o envelope e a Fita.... ja consegui fazer alguns convite, e eu achei incrivelmente lindos e vou revelar como foto pra meu casamento alem de durarem muito mais tempo... olha meu album do picasa que estará la os convites.....
    http://picasaweb.google.com.br/brunameneses18

    ResponderExcluir
  3. Denny, acabei de ver seu blog. Coincidentemente criei um essa semana com o mesmo nome (mas juro que não foi cópia, até pq só vi o seu agora). Ontem postei que pretendo fazer algumas coisas sozinha e vim justamente procurar dicas e dei de cara com o seu. Amei! Estou tendo várias ideias com as tuas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Estou começando a ver as coisas do meu casamento agora, Adorei as dicas dos convites,mas não levo muito jeito de criar, teria algum arquivo pronto ou algum site p/ indicar p eu poder baixar? Gostei do pequeno vermelho e do coração. meu email yannlucca@hotmail.com. bjs Tati

    ResponderExcluir
  5. olá minhas amigas estou com problemas { há meu DESUS } por favor mim ajude com qual programa posso escrever no convite? nossa!!!!!!!!! é pra quarta - feira e não sei como faze-lo , muito grata por le.

    ResponderExcluir
  6. olá,gostei muito de suas ideias,preciso muito de modelo de convite de casamento.vir todos que vc, colocou,achei lindos.por favor me manda umconvite para dowlond, como vc fez com seu, mas gostaria de um modelo diferente.muito obrigada,,,,,,,,que deus de abençoe cada dia mas..........vc e seu lar. vou ficar esperando o modelo tá.........estou desesperada................e anciosa............. josiane lana.....

    ResponderExcluir
  7. gostei muito das ideias,mas preciso de frases p. convites

    ResponderExcluir

Que bom contar com seu carinho! Se tiver alguma idéia, sugestão, dúvida ou queira sugerir alguma pauta, entre em contato pelo e-mail: denny_dahmer@hotmail.com Beijos!