quinta-feira, 9 de abril de 2009

Convites de Casamento - Faça você mesma - Parte 01

Assim que a lista de convidados é estabelecida, chega a hora dos convites. Se você pretende fazer economia (eu pretendo!) pode fazer seus próprios convites. A idéia é bacana porque se você está apertada de grana (ou simplesmente acha desperdídio gastar tanto com convites) pode fazer uns modelos bem legais. Basta ter criatividade e utilizar um papel de qualidade. Os papéis mais adequados para isto são o papel vergé e couché. Eles podem ser adquiridos com preços especiais. Eu aconselho a dar uma olhada no Mercado Livre, além de nas papelarias de sua cidade e ver qual vale mais a pena.

Para economizar e deixar bem "clean", sugiro fontes bonitas e tudo em preto e branco. Eu acho bacana, mas tudo depende do seu gosto pessoal. Apenas lembre-se que que, quanto mais informação visual houver, mais "pesado" fica o convite.

Selecionei alguns modelos que vi na internet e vamos ver sobre eles, ok?

Gostei desse modelo. Minha sugestão é que você faça o convite em tamanho A4 (ofício) e centralize bem os nomes. Faça o convite na vertical, para facilitar a aplicação desse "envelope". Eu sugiro, para esse envelope, que você compre folhas simples de papel Color Set. Esse tipo de papel geralmente vem no tamanho de uma cartolina. Mas a maioria das lojas têm versões cortadas em tamanho ofício deles. Use uma cor que tenha a ver com a decoração do seu casamento, vai ficar legal. E, com os nomes centralizados, é só ter o cuidado de deixar que apareçam. Se necessário, corte o papel. Mas cuidado para cortar bem retinho, ou use uma guilhotina. Aquele fiozinho você compra em livrarias também, por metro ou rolinho, não é caro. Ele é elástico geralmente. Sugiro a cor do envelope que você escolheu, ou então um pretinho, que vai com tudo. Você pode comprar algumas contas em uma lojinha de artesanato e bijoux e enfeitar, ou utilizar apenas o cartãozinho com o nome dos convidados. Adorei esse cartãozinho!

Também gostei desse modelo de convite. Eu não usaria um desenho tão grande, usaria algo mais simples. A cor do papel é bacana. E o fato de ser enrolado com um fitilho ajuda bastante e deixa um aspecto legalzinho. Bacana também.

Esse é um dos meus favoritos! Pequenino, compridinho e tão meigo! Adorei! O envelope você pode fazer à mão mesmo, usa a mesma folha de papel Color Set, monta e cola. Basta ter o cuidado de não fazer melequeira. Uma sugestão também é imprimir os nomes de vocês bem no meio dessa folha para, depois de dobrado, fazer parte do envelope. A vantagem desse modelo é que, por ser pequeno, você pode imprimir uns 2 ou até 3 por folha. Olha a economia!

Este também é muito bonito. Mas eu fiquei pensando numa maneira viável de fazê-lo em casa, e então pensei que teria de alterar algumas coisinhas para facilitar. Primeiro que, por ser tão bonitinho, este convite dispensaria o envelope. A não ser que você queira muuuito um envelope, é desnecessário. Você pode fazê-lo na vertical, ou na horizontal e centralizar, de modo que as abinhas que ficam dobradas não tenham texto. Para o coraçãozinho você usa o Color set novamente, ou mesmo um Cartoplex, pode comprar nesse caso a folha inteira (tamanho cartolina) que acaba ficando mais em conta. Depois de colado o coraçãozinho (perceba, pela foto, que ele é colado apenas de um lado, a parte de dentro), basta fazer aqueles furinhos com furador de papel (eu dispensaria dois furinhos no coração, faria um só). Então use uma palhinha, que se encontra em floriculturas ou lojinhas de decoração. Entra por trás do coraçãozinho e sai na frente. O outro lado, passa por trás do convite e sai na frente, para amarrar. Uma graça.

Esse é outro modelo bonitinho.Modelinho básico dentro, com os nomes dos noivos centralizados. Então, você tem duas opções: compra um envelope pronto e corta aquela "janelinha" ou faz o envelope e corta. Eu compraria o envelope, ehehehe... A sacada são as folhinhas, presas por um fitilhozinho em furinhos feitos com furador de papel. Eu colocaria florzinhas ou corações, não folhas. Tudo depende do seu gosto. Uma ótima idéia. Tem a opção daquele recorte do ladinho, pra puxar o convite, mas acho desnecessário.

Esse é um modelo dos mais lindos também, e hiper meigo. Fácil, fácil. Você pode usar este estilo e fazer o convite (lah no interior) colorido e o envelope clarinho ou o contrário, deixando a cor para o envelope. O envelope é no estilo quadradinho, após imprimir, você terá que cortá-lo. Aconselho a fazer pequeno mesmo, este é o charme desse convite. Então, meça direitinho as pontas de uma folha e faça os cantos arredondados com todo o cuidado. Dobre-os cuidando para darem bem certinho nos cantos do convite, faça furinhos nas pontas, junte-os e una-os com um fitilho de sua preferência. Lindo né?

Desse aqui, o que me cativou foi o próprio modelo do convite. Do envelope não gostei não. Aquele lacinho com a florzinha seca não me fazem a cabeça. Eu colocaria uns corações , as iniciais dos noivos, ou simplesmente nada. O legal do convite foram os noivinhos maiores ao lado da página. Fofos demais.

Bom, estes modelos são os melhores que encontrei no estilo "faça-você-mesma". Acho todos muito bons e acredito que, com uma boa pesquisa de preços, você consegue reduzir em 50% ou mais os custos com os convites.

O Kinho e eu vamos fazer um pouco diferente. Como ele trabalhava numa Agência de Publicidade, na parte de vídeos, ele manja um bocado de vídeos. Então vamos fazer o convite em forma de animação, que vai ser entregue em um DVD. Se fôssemos pagar por isso, sairia super caro, mas no nosso caso ele sabe fazer. Vai ficar bem bacana!

Não tenho postado com tanta regularidade porque o tarabalho está puxado pra caramba, e tenho o outro blog. Então... Mas nas próximas postagens vou disponibilizar alguns modelos de convites, e outras coisinhas pra ajudar nessa tarefa.

Ah, escolhi o fotógrafo (filmagem tbm) hoje. Na segunda vou correndo confirmar, pois já tem uma formatura pra esse mesmo dia. Eles ainda não confirmaram, vai ganhar quem confirmar primeiro. Vi as fotos e alguns DVD's produzidos por eles, e me apaixonei, eles seguem a mesma linha de pensamento que o Kinho e eu temos: o máximo de fotos espontâneas e o mínimo de posadas. É a equipe que já dei no pré-orçamento aqui.

E, vendo as fotos deles, decidi mais algumas coisas, que logo, logo conto pra vocês!

Beijos!


FUIZ...

31 comentários:

  1. Ola... uma outra sugestão de convite é faze-lo estilo "lembrança de foto" o custo dele sai R$ 1,00 por convite já impresso, e o envelope pode ser montado, assim que estou fazendo o meu, qdo estiver pronto lhe envio o modelo, para ver o que acha.

    Beijinhos

    Michelle

    ResponderExcluir
  2. ola gostei muito do blog, lindo adorei.
    mas gostaria de saber como faz este convite com duas cores ou seja parece ser com dois papeis, este que esta com o nome Luciana e Marcio deste ja agradeco. Elita

    ResponderExcluir
  3. Adorei as ideias, e a primeira vez que entro no seu blog e estou amando tudo.
    Vou casar no maximo final do ano de 2010 ou inicio de 2011.
    Mais já estou tão ansiosa, vc não tem ideia.
    Vou sempre te visitar, beijos

    ResponderExcluir
  4. Esqueçi de deixar o meu e-mail rsrsrsrs
    dany.talim@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Luciana ...Amei esses convites...mas oq gostei mesmo foi aquele q tem a caricatura q vc enrola o papel...mas queria uma dica sua...como faço pra montar esse convite no computador...espero a sua resposta...a grana ta curta e eu mesmo quero fazer o convite...obrigada meu e-mail é lucianasiloni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, e a impressão eu faço na impressora de casa mesmo? vc tem ideia de como faço para imprimir grandes quantidades? será que devo procurar uma grafica?

    ResponderExcluir
  7. qual é o nome desse elastico?

    ResponderExcluir
  8. gostaria de uma juda para fazer o meu convite de cassmento, popis irei casar em dez/09 e não tenho grana pra gastar com convites ... vcs poderiam me ajudar ...

    morennalica@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom idéia eu não tenho para te oferecer, mais ansiedade é demais, namoro a um ano e três meses e há uma semana decidimos nos casar no final deste ano, imagina a correria que não esta. Ameei seu Blog, muito lindo, tem a cara da dona. Beijus...
    Se puder me mande dicas e modelos de convite e lembrancinhas... nadirce_19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Parábens pelo blog, tem idéias e dicas muito legais. Eu queria saber se você saberia me dar umas dicas de como fazer um convite com renda, como o da Stephanie Brito.. Se puder me mandar alguma coisa, agradeço!
    ivnycruz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. olá amei o site e fiz um convite muito lindo gostaria de te mostrar qual é o seu contato bjs raquel
    specian_30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Não li tudo porque preciso ir dormir pra trabalhar amanhã, mas adorei o blog e vou aparecer sempre por aqui. Pretendo casar daqui 1 ano e meio, e até lá farei visitas frequentes ao seu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas e com certeza vai ser bem útil!Bjs

    ResponderExcluir
  14. ADOREI AS DICAS!!!!!!!!!!
    Gostaria de saber se vc tem alguma sugestão de decoração de mesa com flores e velas que eu mesma possa fazer ou até mesmo algum lugar BARATO que faça ou me forneça para fazer.Sou de NH RS.
    alessandragraciane@pop.com.br
    PARABÉNS
    TUDO É LINDO

    ResponderExcluir
  15. boa noite!quero fazer um convite tipo rolinho no tubo de ensaio ou assim como acima tipo rolinho.que tipo de papel posso usar para faze lo? desde ja grata pela resposta

    ResponderExcluir
  16. Euridimar e Sandro12 de maio de 2010 21:43

    Boa Noite! Somos casados no Civil e agora resolvemos casar na igreja,dessa união já temos uma filha que fará 08 anos no dia do casamento como a grana tá curta gostaria eu mesma de fazer meu próprio convite, pode me dar uma idéia, incluindo os dois acontecimentos.Poderia enviar via emai

    ResponderExcluir
  17. oi, achei lindo,estou me preparando para casar e aho que esse blog vai me ajudar muito
    beijosss...

    ResponderExcluir
  18. Seção Quebra-Galho: Informações e soluções grátis para problemas com chaves e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br

    ResponderExcluir
  19. adorei...só quero fazer os envelopes, pois os convites eu ganhei...queria saber qual o melhor papel para fazer os envelopes
    mi-mateus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi,procurei o papel color set em vários lugares, mas ele é vendido colorido. Preciso de 500 papéis desses pretos para minha irmã que vai se casar e 500 vermelhos para mim. Não sei o que fazer, onde acho esses papéis com as cores que eu quero.
    Desde já agradeço! Meu email: elzilane_ss@hotmail.com

    Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  21. bom dia eu queria montar no meu computador aquele convite que enrrola e prende com um fitilho vc pode me ajudar ou como eu posso conseguir aquele convite ou comprar de quem fez meu email é esse marceloborges08@yahoo.com.br ou marceloborges20@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Amiga,adorei as ideias dos convites...o primeiro foi o que eu mais gostei...vou tentar fazer um pra ver como fica....Primeira vez que entro no blog e vc esta de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!adoreiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!! beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Olá. Somos uma empresa especializada em organizar eventos e nos colocamos à disposição para tirar dúvidas e ajudar seu dia se tornar mais especial! Consulte nossos preços www.hreventos.com contato@hreventos.com

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo blog, muitas informações úteis para as noivinhas...
    Quando me casei, eu mesma confeccionei meus convites, a idéia deu tão certo que hoje faço pra vender!
    Visite minha loja ótimos preços!
    www.corearteconvites.elo7.com.br

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito dos modelos,vai ajudar muito as noivas e eu também,eu gostaria que me desse idéia de convites para mandar por email e orkut, entende?
    Não sei como fazer!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Adorei o novo layout do seu blog! Ta lindo!
    Sempre passo por aki pra ver algumas dicas... Preparando meu casamento pra Janeiro, de uma amiga pra dezembro e da minha prima em Novembro...
    Seu blog é uma verdadeira mão na roda!
    Obrigada por compartilhar essa dicas tão importantes! =D

    ResponderExcluir
  27. adorei as ideias, e bem apropriado, minha irmã vai casa e gostaria de saber qual ou como fazer para digitar ou formatar os espaços e letras para o convite de casamento o pequeno que amei muito? há aguardo noticia meu imail.marilze.silva@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Noivas do Brasil.
    Meu nome é Karina sou Designer e trabalho com convites de casamento.Entre em contato pelo e-mail contatoka.contato@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. adorei suas dicas pretendo utiliza-la em breve

    ResponderExcluir
  30. Eu criei um blog pra mostrar todos os preparativos do meu casamento, que por sinal foi feito com muita economia.
    Porém tive muitas idéias e não precisei gastar muito.Todo mundo adorou ficou bem diferente dos tradicionais.
    A festa foi pequena apenas 100 pessoas


    Dá uma olhada nas coisinha que eu ensino aqui.
    http://princesasdebranco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Já sou casada no civil, e queria muito casar no religioso no mesmo dia em que casei no civil, do qual estarei comemorando 1 ano de casada e casr no religiosa, gostaria muito de idéia para esse convite, e preciso também de uma ideia de como informar a lista de presente.

    ResponderExcluir

Que bom contar com seu carinho! Se tiver alguma idéia, sugestão, dúvida ou queira sugerir alguma pauta, entre em contato pelo e-mail: denny_dahmer@hotmail.com Beijos!